Pesquisar
Close this search box.

Doutor, eu tenho caso de Melanoma na minha família. Eu devo retirar minhas pintas por prevenção?

Compartilhar está publicação

Doutor:

Não. É natural que o ser humano tenha pintas (ou nevos) pelo corpo. Algumas pessoas tem mais pintas do que outras, seja por uma predisposição genética ou decorrente de exposição solar ao longo da vida. 

A maioria dos Melanomas já nasce como sendo Melanomas, ou seja, não surge após a transformação de uma pinta que até então era benigna. Isso significa que mesmo que todas as pintas sejam removidas, ainda assim haverá o risco de desenvolvimento de 
Melanomas, principalmente se os fatores de risco estiverem presentes. 

E quais são os fatores de risco? São eles: pele clara, exposição solar prévia acentuada, bronzeamento artificial, presença de nevos atípicos, histórico familiar de Melanoma, histórico pessoal de Melanoma, entre outros. 

Você deve remover as pintas que o médico especialista apontar como sendo suspeitas de Melanoma mas NÃO há benefício em remover todas as lesões do corpo. Se assim o fizer, o seu risco para desenvolvimento de Melanoma ainda assim existirá se os fatores de risco estiverem presentes.

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter