Pesquisar
Close this search box.

Melanoma x Melasma

Compartilhar está publicação

Hoje vamos entender a diferença entre MELANOMA e MELASMA:

Apesar de uma certa semelhança no nome, são doenças completamente distintas, enquanto a primeira  pode até romper o ciclo da vida, a segunda é considerada mais estética, mas sabemos o quanto ela também pode impactar o psicológico dos pacientes afetados.

O melanoma é um tipo letal de câncer de pele.

Já o melasma é um distúrbio onde ocorrem manchas amarronzadas principalmente na face,  com maior prevalência no sexo feminino e áreas de pele expostas à radiação ultravioleta. Afeta ambos os sexos e raças, seu tratamento é difícil e impacta de forma negativa a qualidade de vida dos pacientes.

Os fatores que podem desencadear o melasma são predisposição genética, alterações hormonais, exposição a radiação ultravioleta, luz visível e infravermelha, gravidez e uso de anticoncepcionais orais.

Para seu tratamento são utilizados agentes despigmentantes, peelings e laser, além de muito protetor solar.

Melanoma x Melasma

No melanoma observar a ASSIMETRIA da lesão, os BORDOS IRREGULARES, alteração de COLORAÇÃO ou várias cores. Além ficar atento ao tamanho da lesão e sua expansão.

No caso do Melasma, observamos manchas amarronzadas difusas pela face.

Boa semana.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter