Pesquisar
Close this search box.

Todo melanoma é causado pela exposição solar?

Compartilhar está publicação

Nosso consultor médico esclarece uma dúvida comum: todo melanoma é necessariamente causado pela exposição solar?

Nem sempre. Há diversos fatores de risco envolvidos no seu aparecimento. A exposição solar é um dos principais, porém existem outros que podem justificar melanomas não relacionados ao dano à pele causado pelo sol. Casos da doença na família, pele, cabelos e olhos claros, presença de muitas pintas no corpo, problemas na imunidade (imunossupressão) e algumas síndromes genéticas e hereditárias são exemplos de fatores de risco que podem contribuir para o surgimento do melanoma mesmo sem exposição solar intensa.

Além disso, o tumor pode surgir em áreas do corpo não expostas ao sol, tanto na pele quanto fora dela. Há alguns tipos mais raros que podem se desenvolver nos olhos ou nas membranas mucosas de revestimento de alguns órgãos, como intestino, vagina, uretra ou vias respiratórias.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter